Coisas de mulherzinhas

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Doação de Sangue

Hoje eu venho falar de uma coisa mais séria, a DOAÇÃO DE SANGUE. Pessoal, doar sangue é coisa séria e você pode salvar a vida de outra pessoa, fora o fato de que você pode precisar de sangue um dia.


Quem tem o tipo de sangue O-, deveria pensar muito mais a respeito desse assunto, pois este é o tipo de sangue mais difícil de ser encontrado e em caso de emergências onde não se tem tempo para decidir que tipo de sangue usar no paciente que está correndo risco de vida, o tipo de sangue de eleição é o O-. por isso, alem de ser o sangue mais difícil, termina sendo um tipo sanguíneo bastante usado.

O site do INCA (Instituto Nacional de Câncer), tem varias informações importantes que você deve saber antes de doar seu rico sanguinho.

Uma coisa muito importante que todos deveriam saber é sobre a janela imunológica.. essa janela é o período entre a exposição ao vírus (HIV por exemplo) e o resultado positivo do exame, esse tempo varia, mas podemos dizer que é mais ou menos 6 meses, ou seja, se você foi exposto ao vírus, não adianta ir correndo no laboratório pra fazer os testes, pois os resultados poderão ser negativos.. falsos negativos, então doe sangue com responsabilidade, em caso de exposição ao vírus, evite doar sangue por pelo menos 6 meses.

4 comentários:

Elaine disse...

Adorei o post. Super importante esta divulgação. Parabéns pela iniciativa. bj

Jacke Gense disse...

Ai Aline.. vc tem toda razão... é uma vergonha, mas eu doei sangue apenas duas vezes na minha vida...
Vc me convenceu,.. acho que farei isso esta semana!!

Bjs

Ministério disse...

Olá!

Seja parceiro da campanha de doação de sangue do Ministério da Saúde.

Para receber todo material da campanha e saber como participar, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br

Att,
Ministério da Saúde.

Hellen Tavares disse...

Muito bacana a campanha. Eu tenho um pouco de fobia, mas sempre que posso tento doar!

Parabéns, viu?

beijos
Hellen

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...